Quem é maior no Reino de Deus?



Queridos irmãos e irmãs neste domingo que passou foi o 25º Domingo do Tempo Comum. A temática dele foi quem é o maior no Reino de Deus. Aqui existe a diferença para quem fixa só no mundo procura de toda forma prestigio, fama e poder. Devido a isso há muitos conflitos, guerras e tiranias, também trapaça e ódio, tornando se cada um por sim.

Agora se estivermos com Deus vamos ver que a sabedoria de Deus é diferente a do mundo.

No livro da Sabedoria nos mostra que o ímpio não gosta dos justas, e de toda forma procura detê-lo e matá-lo. E sempre para desonra-lo, matam com uma morte vergonhosa. Aqui entendemos como foi a morte do Messias, o enviado de Deus.

No primeiro século antes de Cristo vemos um fato para nós pensarmos como que o justo e renegado pelos pagãos e pelos que não praticam o judaísmo. Aqui surge um discussão e critica. Hoje acontece isto também, o que defendem a vida, a justiça aos pobres e sem vez sãos hostilizados pelos poderosos que estão esbanjando a economia dos que trabalham e ganham mal. (cf. Sb 2,12.17-20)

No evangelho de Marcos temos o anuncio da Paixão de Cristo e ainda vamos refletir o que Jesus dá aos seus discípulos uma grande lição de serviço e humildade. Como devemos servir a Cristo? Se somos coerente com a fé em Deus, então servir a Cristo é servir aos pobres e pequenos deste mundo.

Jesus sempre falou as claras do modo que ia morrer, mas os discípulos tinham medo de pergunta a Ele. Deus não é usurpador e nem quer ser um poderoso que tem todo mundo nas suas mãos. Os discípulos pelo caminho discutiam que seria o maior no Reino de Deus entre eles. Mas Jesus sonda os corações e pergunta o que vocês estavam discutindo pelo caminho. Sem resposta Jesus fala quem quer ser maior seja pequeno e serve aos que mais precisam.

O serviço aos sofredores, seja o último nesta terra que será o primeiro no céu. A igreja é serva e ela tem que demostrar que vem para servir aos necessitado e não podem acomodar em palácios e ostentação quando muitos estão sofrendo. A palavra de deus deve ser alimento de esperança e não pesos aos fracos e excluídos deste mundo

(cf. Mc 9,30-37)

A comunidade cristã não é lugar para mostrar autoridade e poder, mas ser servo um dos outros. Hoje percebemos que a Igreja está falando sozinha devido ao distanciamento dela com os mais sofridos e ainda não quer se comprometer com os excluído deste mundo. Devemos ser a Igreja de saída como que o nosso Papa Francisco. A igreja pão repartido e solidaria.

Jesus nos dá o modelo de serviço como ele mesmo diz: "Pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a, disse: Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo..."Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo...".

Que esta liturgia nos ensina a sermos mais solidários, menos gananciosos e viver a comunidade de amor que vê no irmão e na irmã que sofre o Cristo que estende a mão pelo Socorro. Basta de competições, divisões e separações.

Jose B. Schumann Teólogo, Filosofo

 Tudo por Jesus nada sema Maria! Servus Christi semper!

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.