A palavra de Deus está ao alcance em Jesus Cristo


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando hoje o dia da Bíblia. Ela contém a Palavra de Deus que nos ensina e orienta para termos vida nova sempre. A palavra de Deus pode ser proclamada para quem Deus quer e ela não tem propriedade exclusiva de ninguém. Estamos celebrando o 26º Domingo do Tempo comum.

Faltam oito domingos para terminar o ano litúrgico de 2024.

No livro dos Números nos mostra que a Palavra de Deus não é exclusividade de ninguém. Moisés já idoso sente-se incapaz de dirigir o Povo de Deus. Assim Moisés diz: "Sozinho não posso mais carregar esse povo". Deus não deixa sem alguém, para dizer a sua Palavra. Então foi escolhido 70 homens para continuar com Moisés. Eles são aptos depois do derramar do Espírito sobre eles.

Mas dois não estavam com eles, mas começaram a profetizar, porém alguém, Josué do grupo manda-os calar, mas Moisés diz: "Oxalá todos recebessem o Espírito e profetizassem!" . Moisés não sente ciúme e fica feliz por ter alguém para ajudá-lo na missão de falar ao Povo. (cf. Nm 11,25-29)

Interessante essa atitude de Moisés, ele não quer ser ele o único a falar com o povo e e permite que outros o ajude. Infelizmente muitos querem ser donos da Palavra e não permite a partilha e nem ficar compartilhando a missão. A palavra de Deus deve ser dirigida a todos  e devemos pedir sempre a Deus que venha muitos pregadores ungidos por Deus.

Pelo batismo somos todos capacitados para ser missionário da Palavra de Deus e que ela seja difundida e nunca engaiolada por grupos que se acham ter o monopólio dela. Pelo batismo somos sacerdotes, profetas e reis segundo a vontade de Deus.

Na carta a Tiago temos a denúncia dele sobre acúmulos de riquezas de alguns à custa da miséria de muitos. Isso é terrível muitos passam fome e são explorado por salários indignos, com moradias insalubres e em lugares sem nenhuma condições de saúde, transporte, educação e saúde. (cf. Tg 5,1-6)

O evangelista narra a experiência dos apóstolos na missão e não consegue expulsar o espirito mundo de uma pessoa, mas alguém que não era do grupo consegue. Os discípulos ficam aborrecidos e contam  isso a Jesus, mas Jesus rejeita essa posição deles falando:  "Não lhe proíbam... Quem não está contra, está a nosso favor". (cf. Mc 9,38-43.47-48)

Com essa afirmação de Jesus podemos dizer que a palavra de Deus não é monopólio de Igrejas, de religião ou de qualquer meio de difusão. O nome de Jesus não tem registro de patente, mas em nome dele podemos agir de acordo com a vontade de Deus.

O Papa Francisco nos orienta que "devemos ser amigos de Jesus, não donos". Outras denominações falam de Jesus e isso nos diz que eles são parceiros na missão do Reino de Deus.

Não podemos ser fanáticos achando que somos donos da verdade de Deus e não deixando que outros participem da missão da Palavra de Deus a todos.

Que esta liturgia nos ajude a valorizar a Palavra de Deus e ser amigo de Jesus na difusão do Evangelho da vida sem proibir ninguém desta missão.

Jose B. Schumann Cunha

Missionarius Verbi Dei

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.