Neste domingo, 20 de novembro, a Igreja celebra a Festa de Cristo Rei, encerrando assim o Ano Litúrgico A. A partir do próximo domingo, vivenciaremos já o perÃodo do Advento, em espera pela chegada do Senhor.
Origem - Cristo Rei encerra o Ano Litúrgico, um ciclo. Isto tem um grande significado: começamos o Ano nos preparando para o Nascimento do Senhor e terminamos com a festa de Cristo Rei e Senhor do Universo, aquele que é o "Alfa e o Ômega", princÃpio e fim de tudo. A cada ano, vivemos este ciclo, só que a partir de autores diferentes: este Ano que ora terminamos, a pregação de São Mateus foi o norte das ações litúrgicas. Neste novo, o evangelista São Marcos nos fornecerá o texto bÃblico de iluminação da caminhada.
Foi instituÃda por Pio XI (papado de 1922-1939), em 1925, através da EncÃclica "Quas Prima". Na verdade, o fato desta festa ser estabelecida quase 2000 anos depois da vinda de Cristo não significa que a Igreja não reconhecesse Cristo como Senhor e Rei do Universo. Pois, como sabemos, as festas cristãs da Epifania, Páscoa e Ascensão também são festas de Cristo Rei. O estabelecimento de uma festa especÃfica tinha como caráter de enfatizar a Soberania de Cristo, em um mundo bastante marcado pela secularização e pelo crescimento do ateÃsmo.
Em 1970, o Papa Paulo VI colocou-a como a última festa do Ano Litúrgico, numa forma de enfatizar o sentido cósmico e escatológico da Festa. Além disso, mudou o nome para "Festa de Cristo Rei do Universo". Isto abre caminho para a celebração do Advento, que celebra a Primeira Vinda de Cristo, enfatizando a sua Segunda Vinda Gloriosa, pela qual julgará todos os homens.
O Evangelho deste domingo é a continuação da Parábola dos Talentos que refletimos domingo passado, pois o Senhor nos chama a empregar os talentos, dados por Ele em serviço dos irmãos mais necessitados. O Senhor nos chama a vivência da fé, através de obras concretas, do serviço, da disponibilidade de tempo em favor de quem precisa. Deste texto, a Igreja extraiu as "Obras de Misericórdia Espirituais e Corporais", que são formas de servirmos a Deus, pelo nosso irmão. Eis as catorze obras, sendo sete espirituais e sete corporais (algumas não aparecem expressas no texto):
CORPORAIS
- Dar de comer a quem tem fome.
- Dar de beber a quem tem sede.
- Vestir os nus.
- Dar pousada aos peregrinos.
- Visitar os enfermos.
- Visitar os encarcerados.
- Enterrar os mortos.
ESPIRITUAIS
- Dar bom conselho.
- Ensinar os ignorantes.
- Corrigir os que erram.
- Consolar os aflitos.
- Perdoar as injúrias.
- Sofrer com paciência as fraquezas do próximo.
- Rogar a Deus pelos vivos e defuntos.
A Festa de hoje nos ensina que Cristo santifica a toda a criação, através do Seu PreciosÃssimo Sangue derramado, para entregá-la ao Pai, na consumação dos tempos, na sua Segunda Vinda. Portanto, apesar do medo que muitos cristãos tem da Vinda de Cristo, devemos nos alegrar, pois Ele nos deu a garantia de que estaremos para sempre ao seu lado. Isto é uma opção de vida: Deus nos predestinou a todos a salvação, como diz São Paulo. Não predestinou a uns e outros não: Cristo morreu e ressuscitou pela salvação de todos os homens. Não é por nosso mérito, pela nossa "bondade" que a alcançaremos, mas sim pela Misericórdia Infinita de Nosso Senhor que, para isto, espera que contribuamos com o seu Projeto, amando aos irmãos, traduzindo este amor em boas obras, vivendo a fé: é assim que Deus nos chama a conversão.
Cristo enfatiza isto quando diz: "Toda vez que fizeram isto ao menor dos meus irmãos, foi a mim que o fizeram".
Vem aà o tempo do Advento, tempo de conversão, de penitência, de revisão das nossas vidas: é hora de deixarmos o nosso egoÃsmo, nossa sede de prazer, o consumismo, as glórias pessoais e viver os valores que o Cristo nos deixou. Só assim o Natal terá seu sentido verdadeiro expresso em nossas vidas.
Que Deus os abençoe, que neste novo ano litúrgico possamos experienciar o encontro com o Cristo vivo e ressuscitado em cada dia, em cada hora, em cada minuto...
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA: http://ane-brasil.leiame.net/content/view/224/29/
IMAGEM: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIuzwxKMmzG4jpNr0JUHDXFTBqrm5mHU0uLEUh8Fh5h0PXBA1xR0gEGwdNlc1Gzezmx4VV8c2rut6bMJYaLZG18eNkEA9iZhRW4xmB9SpsoN6VQheUERxTYRi_Vak_t2voMvwiDAgCkqhe/s1600/CistoRei.jpg
Postar um comentário
Postar um comentário