“Esta é a tenda de Deus com os homens. Ele vai morar com eles. Eles serão o seu povo e Ele, o Deus-com-eles, será o seu Deus.” (Ap 21, 3)
O 1º Acampamento da Juventude – Acampamento Igreja Jovem (AIJ) – no Intereclesial das CEBs em Ipatinga, no Parque Ipanema, quis ser mais que um simples alojamento alternativo, mas um espaço de prática de novas relações e de vivência de uma espiritualidade libertadora a partir das Tendas do Povo de Deus. Em comunhão com o 11° Intereclesial, trouxe à juventude do Regional Leste II da CNBB – acolhendo a juventude do Brasil – a oportunidade de se reunir e debater a realidade das Comunidades Eclesiais de Base, bem como as práticas e lutas necessárias a partir deste Novo Jeito de Ser Igreja.
Os/as jovens dos grupos de base estiveram presentes no Acampamento através da construção da Colcha de Retalhos, expressando as diversas realidades do Regional, como símbolo de participação e construção dos sonhos das juventudes, que estiveram em sintonia conosco em oração, compromisso com a causa da juventude e dos excluídos e em constante vigília a favor da vida em plenitude.
Tivemos mais de 15 espaços de atividades, onde aconteceram debates, palestras e shows. Foram discutidos vários temas, tais como: o cuidado com a terra e o meio ambiente, a educação popular e libertadora, a formação de um novo sujeito, a dignidade e a promoção da cidadania, as relações de gênero, o diálogo ecumênico e inter-religioso, as políticas públicas para a juventude e o seu controle social, a luta pela reforma agrária, tudo isso a partir de um olhar solidário e de reconstrução de posturas e práticas afirmativas.
O Acampamento foi espaço de reflexão e busca de perspectivas das relações humanas, políticas, de fé e de gênero, na vida em comunidade e para além dela. Por meio de práticas e debates propositivos, buscou ser um espaço de vivência e convergência das mais diversas propostas para a transformação da realidade. Também foi local de superação das diferenças e de luta por vida digna e feliz.
No contexto do Intereclesial, o Acampamento Igreja Jovem foi um espaço de construção simbólica e de ensaio de uma nova realidade possível, necessária e urgente. A diversidade temática e de atividades foi marcada pelas formas de olhar a juventude e a sua relação com as bases, potencializando as práticas socialmente transformadoras. O Acampamento foi pensado pela e para a juventude, em comunhão com a Equipe Ampliada das CEBs. Mas não foi somente da juventude, foi de todos e todas que acreditam no jovem como sujeito da história e protagonista na construção da Civilização do Amor, sem guerras, plural e livre, onde o valor humano não seja medido pelo individualismo do mercado mas por princípios de justiça, solidariedade e paz.
O Acampamento convida a Igreja a ter um olhar voltado para as questões da juventude. Levanta uma bandeira em âmbito nacional para que o jovem seja fermento na massa e agente de resistência que atua e comunga as ações da Igreja em favor dos pobres e excluídos.
A partir da presença expressiva da juventude no 11° Intereclesial das CEBs e no Acampamento Igreja Jovem, acolhemos a proposta do Evangelho, onde vislumbramos a vivência de uma espiritualidade libertadora, comprometida em resgatar, defender e promover TODA A VIDA. Assumimos o compromisso da missionariedade construindo propostas e respostas aos inúmeros desafios, sobretudo os da juventude.
Esse é o trem da juventude que vive em comunidade, caminhando com as CEBs na construção da Nova Sociedade.
Amém, Axé, Awere, Aleluia, Uai!
- Jovens do Acampamento Igreja Jovem
- 250 jovens de 23 dioceses do Regional Leste II
Postar um comentário
Postar um comentário