Erick Sávio
ENVIADO POR: Railton Vanes de Sousa
PARÓQUIA: Paróquia N. S. da Medalha Milagosa Riacho Fundo II - DF

HISTÓRIA: Catequista há 20 anos e adoro trabalhar com os jovens em especial com os de Crisma.

Objetivo:
Fomentar na criança o desejo de conhecer e valorizar as maravilhas criadas por Deus.

Acolhida:
Fazer o desenho de uma árvore e colar nela o nome de cada criança, como se fossem frutos. Cada criança deve pegar o seu nome dizer a todos e relaciná-lo com um adjetivo ou um dom que Deus lhe deu. Após ter feito isso todos devem cantar: Seja bem vindo olê-lê, seja bem vindo olá-lá, paz e bem pra você que veio participar.

Oração Inicial:

Preparar um círculo com cadeiras e espalhar ao centro do círculo uma rosa, uma planta, bíblia, fotos de criança e os quatro elementos da natureza em volta da bíblia (água, fogo, ar e terra). Ao fundo colocar a música: “ Glória de Deus” de Zé Vicente; Após a partilha e reflexão sobre cada símbolo cada criança fará uma prece espontânea de louvor a criação. Encerra-se com Pai Nosso e Ave Maria.

Abordando o Tema: (Ver)
Deus criou todas as coisas, mas quem fez as coisas boas ou ruins? Deus preocupou-se com cada detalhe da criação e viu que tudo era bom, mas ao fazer o homem ele viu que era muito bom e isso nos torna criaturas especiais. Não há motivos para tristezas se percebermos todos os sinais de vida a nossa volta. A natureza tão linda, os nossos pais que nos ama tanto...

Porém com a entrada do pecado muitas dessas coisas foram ficando de lado e o homem passou a tratar mal o seu próximo, as criaturas, e até as pessoas que lhes querem bem, por isso a importância da palavra de Deus que nos estimular a querer conhecer mais de perto a nossa família que é a casa dele, e o imenso amor que o Criador tem por cada um de seus filhos. Portanto o mal não deve prevalecer e nós como filhos amados, temos a obrigação de defender a vida e um mundo com mais paz, justiça e fraternidade.

Fomos criados a sua imagem e semelhança, e com sabedoria para dominar a criação de Deus sem esfacelar a nossa amizade com as outras criaturas, procurando não se afastar do projeto inicial de Deus, pois afinal de contas somos filhos e filhas de Javé Criador.

Dinâmica: Expressão de amizade.
Cada criança deverá dizer qualidades de seu colega do lado seguindo a ordem alfabética. Por exemplo: Amo meu amigo com “A” porque ele é atencioso... e assim sucessivamente, com o objetivo de perceber que o outro também é uma pessoa especial para Deus e para os amigos que o circundam.

Iluminar:
Fazer a leitura de Gn1,1-25 (Deus fez tudo o que existe).

Gesto Concreto: (Agir)
Refletir e escrever no caderno o Salmo 8, procurar respeitar e valorizar as pessoas e todas as coisa que foram criadas por Deus.
Oração Final: Senhor Deus que eu como criação tua possa valorizar mais a vida e amar mais o meu próximo. Ler o Salmo 138 e encerrar cada um dizendo uma palavra que enalteça a criação. Encerrar com um abraço de paz.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.