Jesus é “O Pão da Vida"



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 18º domingo do Tempo Comum, e vamos refletir sobre o verdadeiro pão da vida que é Jesus. A nossa existência é de necessidade e nunca estamos satisfeitos, sempre tem algo que queremos, mas Jesus é o único que nos satisfaz plenamente. A igreja tem alimento por excelência que a Eucaristia, o próprio Jesus nela que nos satisfaz plenamente. Jesus acaba com toda fome. O mês de agosto é dedicado ao mês da vocação. Feliz dias dos padres.

 Deus é fiel, e libertador. Nunca deixa o povo em sofrimento. Libertou o povo do Egito. No deserto o povo murmurou apesar de ver as maravilhas de Deus. Mesmo sendo o povo ingrato Deus manda maná descido céu e condizes para matar a fome do povo. No início estavam alegres, mas com a dureza da caminhada e falta de alimento, eles se revoltam e tem saudades das cebolas e batata, mas mesmo com a falta de liberdade para eles.

 Hoje é assim, se os governantes dão migalhas, mas não dão salários justos e mesmo assim eles ( o povo) ficam agradecidos e servis a eles. Não importam com a liberdade e nem com a dignidade de vida, mas contentam com as migalhas dos poderosos que vivem no luxo e esbanjando as riquezas que tiram dos que trabalham através de impostos grandes. (cf. Ex 16,2-4.12-15)

Na carta de Paulo aos Efésios nos fala da importância de ter um encontro com Cristo na forma de pão da vida e nunca passa fome. É a eucaristia que nos alimenta e fortalece a cada um de nós na fé Nele. Assim o homem velha se torna o homem novo, mas é preciso ser coerente na vida, sendo misericordioso e partilhando Cristo com todos, principalmente com os mais desvalidos neste mundo. (cf. Ef 4,17.20-24)

O evangelista João nos mostra Jesus como o Pão da Vida. O contexto o povo lembra do milagre da multiplicação e vem a busca dele, mas Jesus fala não procurais o alimento passageiro e perecível, mas busque o que é perene, isto é o pão da vida. A impressão é que foi o sucesso o acontecimento da multiplicação, povo procura Jesus por isso, esse insucesso de não compreender o sentido do milagre que Ele fez. O certo é procurar Jesus na sua palavra que salva e que faz muita diferença na vida de cada um que quer ouvi-lo. Eles achavam que teriam o pão garantido sem precisar de trabalhar. Infelizmente acontece nos dias de hoje um assistencialismo perverso que tem a finalidade de manter o poder dos poderosos.

Jesus questiona dizendo: "Vocês estão me procurando porque comeram e ficaram satisfeitos. Não busquem o alimento que perece, mas o pão que permanece até a vida eterna."

 O povo pergunta: "Que obras devemos fazer para conseguir esse alimento que permanece até a vida eterna?"

 Jesus responde: "Que acrediteis naquele que Deus enviou...":   aqui o importante é a fé em Cristo e crer nele. Jesus fala que quem deu o Maná foi Deus e agora Deus dá o verdadeiro alimento que é ele e isso nos dá alegria e eternidade.

 "Eu sou o Pão da vida… Quem vem a mim não terá mais fome e quem crer em mim jamais terá sede". Jesus não quer show e nem ostentação. O que ele quer é a fidelidade de segui-Lo e ainda ser solidário e partilhar tudo com todos. Assim ninguém passa fome de moradia, de saneamento básico, de vida digna e de liberdade. (cf. Jo 6, 24-35)

Que esta liturgia nos ajude a crer mais em Jesus e ter fé nele numa caminhada alegre na comunidade, ser um servidor e buscar a fraternidade e justiça social para todos.

No próximo domingo celebraremos o dia dos Pais, que eles possam ter salários justos e a obediência dos filhos para que tenha a felicidade aqui também com isso.

Tudo por Jesus, nada sem Maria. Servus Christi Semper.

 Jose B. Schumann

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.