Deus chama Elias: "Levanta e come"


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste domingo o !9º Domingo do Tempo Comum. W a liturgia nos fala de um Deus que cuida e oferece o Pão da Vida plena e definitiva.


A Liturgia de hoje nos fala da preocupação de Deus em oferecer aos homens o "pão" da vida plena e definitiva.

No livro Primeiro de Reis, vemos o profeta Elias recebendo o pão do céu com a finalidade de refazer as forças e continuar a missão. A eucaristia nos dá essa certeza e nos fortalece nos momentos difíceis. Ele desafiou os profetas de Baal que davam sustentação ao reino injusto de Israel. Ele teve a coragem de dizer que os culpados das ruínas de Israel eram o Rei e a rainha. Como houve o desafio de Elias aos profetas de Baal e eles morreram todos e por causa disso foi perseguido de morte.

Elias ficou no deserto escondido e dormiu de baixo de uma árvore. Deserto lugar de encontro com Deus. Nos momentos de sofrimentos e tristeza profunda devemos ir ao encontro de Deus. Deus não o abandona e vai ao encontro de Elias e o chama através de um anjo. Levanta e come e continua a jornada. Assim foi feito ele caminha 40 dias até ao Monte de Horebe.

Esse pão vindo do céu prefigura o "Pão", oferecido por Jesus que é a eucaristia, o pão da vida. Quem é Cristão, segue Jesus que caminha conosco nesta jornada no deserto da vida. Deus está conosco. Clame por ele.

O seguidor de Cristo, que caminha pelo deserto da vida deve estar em sintonia com a palavra de Deus e viver na comunidade cristã, alimentando da Eucaristia para dar força nas adversidades da vida. (cf. 1 Rs 19,4-8)Na carta aos Efésios nos faz pensar e refletir sobre o pão do céu e que tem o sentido na nossa prática da caridade com todos , principalmente com os mais desvalido e sofredores no mundo. (cf. Ef 4, 30-5,2)

Deus é bom o tempo todo, não devemos fugir dele nunca e nos momento de dor e sofrimento ele estão ao nosso lado. (cf. Sl 34)

O Evangelista João prossegue o discurso continua falando que é o Pão descido do Céu para que todos tenham a vida plena, os judeu murmuram como o que aconteceu no deserto com Moises no deserto. Jesus diz "Eu sou o pão descido do céu… Quem come deste pão viverá eternamente"

Para isto devemos ter fé : "Quem crê, tem a vida eterna. Quem dele comer, não morrerá...". a eucaristia é o próprio corpo de Cristo que vem a nós. Recebemos Jesus divino e humano neste mundo complicado de ideologias. (cf. Jo 6,41-51)

Que esta liturgia nos ajude a entender que Jesus é a eucaristia que nos fortalece nas lutas diárias. Hoje celebramos o dia dos Pais e que as bênçãos de Deus estejam nas vidas deles para que cumpram bem a missão que eles têm de educar os filhos.

Tudo por Jesus, nada sem Maria!!!

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.