"Vem Espírito Santo" sobre cada um de nós


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste domingo o Domingo de Pentecostes. 

Aqui encerramos o período Pascal e vamos celebrar os dons do Espírito Santo que a Igreja recebe, isto é, são dons do Espírito Santo. É a festa da Igreja que evangeliza sem temor na força do Espírito Santo.

Após 50 dias, como aconteceu no Sinai, o recebimento da Lei que formou um novo Povo de Deus e agirá agora pelo dom do Espírito Santo. Os sinais  são trovões, relâmpagos, trombetas e vento forte etc., é a teofania. A aliança foi feita e agora a inauguração da missão da Igreja na evangelização impulsionado pela força do Espírito Santo. O evangelho de Cristo está sendo difundido em todos os cantos da terra.

Aqui podemos conferir que a força do Espírito Santo esteve no início da ação missionária da Igreja nascente. Agora que vai dar a impulsão da nova aliança á a lei do amor na ação do Espírito Santo que vai agir na pregação dos apóstolos, e nos milagres que Deus derrama diante do instrumento de cada apóstolo daquele tempo e até hoje em nós que somos

batizado em cada missão na Igreja e no mundo. Somos missionários na graça de Cristo na força do Espírito. Pentecostes é a inauguração de novo tempo como o novo povo de Deus que é sinal das bênçãos de Deus entre nós.

O dia de Pentecoste acontece quando os apóstolos se encontram com Maria reunidos no cenáculo de oração. Estavam com medo dos judeus, mas o Espírito vem e age em cada pessoa ali e eles se enchem da graça e dos dons do Espírito Santo. Saem sem medo e começam a pregar com unção do Espírito e muitos milagres acontecem, fazendo que muitos comecem a aderir ao novo que é Jesus, o salvador de todos.

Todos ouviam na sua língua, aqui as línguas não são empecilhos do novo, pois todos se entendem e não é mais a Babel que confundiu e dispersou as pessoas. A comunidade é de Cristo como cabeça e animada na força do Espírito Santo. Hoje precisamos pedir o novo Pentecoste para que sejamos missionários de Cristo no mundo dividido pela violência, ódios e guerras .(cf. At 2,1-11)

O evangelista São João colocou o dom do Espírito Santo no dia da Páscoa. A comunidade estava no lugar fechado e estava a anoitecer, isso simbolicamente significa que estavam com medo, retraído, uma comunidade órfã de Jesus e a insegurança tomava conta deles, mas Jesus aparece ressuscitado e dá a Paz,  soprando o Espírito Santo neles.

Agora é uma comunidade que renasce e é se torna o povo da nova aliança selada por Cristo na Cruz e na sua gloriosa ressurreição. (cf. Jo

20,19-23)

A comunidade que surge é levada a ser missionários aqui tem o envio aos apóstolos: Como o Pai me enviou, eu VOS ENVIO". A Igreja nasce no Mistério Pascal para ser uma comunidade de amor fraterno, onde todos são irmãos e irmãs e devido a isso não pode haver diferença entre as pessoas da comunidade que pertencem.

Na Primeira Carta aos Coríntios Paulo nos lembra que a Igreja é o corpo Místico de Cristo, sendo Jesus a cabeça e nós os seus membros, mas um corpo só na força do Espírito Santo que alimenta e dá a vida a  esse corpo. Sem o Espírito Santo a Igreja se definha e morre. Em todo tempo devemos bendizer a Deus que dá o sopra da vida no Espírito Santo. (cf. 1Cor 12, 3b-712-13)

Nós recebemos os dons do Espírito Santo no Batismo e na crisma nós amadurecemos na atitude adulta da fé. Assim somos missionários de Cristo com a efusão do Espírito Santo. É dia de bênçãos a cada pessoa que quer estar com Cristo sempre na comunidade, testemunhando a fé em Cristo com coragem e graça dos dons do Espírito Santo que recebemos.

Que esta liturgia da Festa de Pentecostes nos faça sermos autênticos missionários, sem medo de anunciar o Reino de Deus a todos e denunciar as maldades deste mundo que não querem que sejamos salvos por Cristo na Igreja

Tudo por Jesus, nada sem Maria. Servus Christi semper.

Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.