Papa condena crime organizado do sul da Itália durante visita
O Papa Bento XVI condenou, neste domingo (9), os 'ferozes' grupos do crime organizado no sul da região da Calábria, onde ilegalidade, corrupção e subdesenvolvimento resultaram numa das mais altas taxas de desemprego da Itália.
Bento XVI, em homília para milhares de pessoas de toda a região, disse que a área parecia estar em constante estado de emergência e que ele queria encorajar os esforços do povo para melhorar a condição.
'Essa é uma área (...) onde os problemas existem de forma aguda e desestabilizadora, onde grupos do crime são um rasgo feroz no tecido social', disse.
A Calábria é reduto dos Ndrangheta, considerado um dos mais perigosos e poderosos grupos do crime organizado da Europa ocidental. Investigadores acreditam que o grupo calabrês derrotou a máfia siciliana para dominar o tráfico de drogas e a máfia de extorsão.
O desemprego na Calábria, uma das regiões mais atrasadas da Itália apesar do seu potencial das indústrias de turismo, está em torno dos 32 por cento, contra a média nacional de 7,9%.
Postar um comentário
Postar um comentário